Um futuro melhor agora e para as próximas gerações

Tecnologia desenvolvida e fabricada por brasileiros
para promover um futuro mais sustentável e seguro

Ao perceber o aumento dos eventos climáticos extremos e da degradação do meio ambiente, Ricardo Sodré e Mariana Vianna, começaram a estudar o potencial em utilizar inteligência artificial e big data para ajudar o mundo a se preparar e responder às mudanças.

Em 2018 se propuseram a desenvolver uma solução para melhor entendimento do clima e a saúde do solo das mais diversas regiões do Brasil. Era necessário criar uma abordagem, tanto na coleta como na interpretação dos dados, a fim de fornecer informações confiáveis e precisas, e de maneira econômica e escalável.

Começaram inicialmente a atuar na produção de alimentos, oferecendo aos agricultores recursos de monitoramento que auxiliam a manter os campos saudáveis, visando o aumento da produtividade agrícola com a preservação dos recursos naturais.

Para isso, desenvolveram seus dispositivos autônomos, que utilizam aprendizado de máquina e computação em nuvem, fornecendo uma fonte de dados do tempo e do solo precisas e exclusivas sobre as regiões. Aliado a uma modelagem proprietária de previsão do tempo, começaram a entender o clima como nunca e fornecer recursos personalizados.

Após atingirem mais de 500 dispositivos autônomos conectados entre si e concentrados especialmente em áreas mais remotas, como da Amazônia Legal, uma rede de inteligência ambiental foi criada. A interpretação de informações locais, captadas pelos dispositivos, junto com informações públicas e imagens de satélite, alcançaram uma compreensão única da singularidade da terra e do microclima das regiões brasileiras.

Dados e análises relevantes, como de nenhuma outra solução, que passaram também a auxiliar as operações e mitigação de riscos climáticos de outros setores, como de rodovias, logística, energia, meio ambiente e eventos.

 

“Fabricamos e operamos o total de 70 protótipos da estação que por mais de um ano foram testadas massivamente no campo e em laboratório. Um período árduo e de muito aprendizado. Algum tempo depois do lançamento, já tínhamos clientes no Brasil, Estados Unidos, Paraguai, Chile, Argentina e Nigéria.”

Ricardo Sodré, fundador e CEO

 

FieldPRO.
Começe agora a gerar novos resultados
usando nossa inteligência climática

FALAR COM OS FUNDADORES

Ricardo Sodré

Fundador e CEO

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, e com Mestrado em Comunidades On-line e Neurociências Cognitivas, pela University of Southern California, Ricardo é um empreendedor serial. Criou empresas no Canadá e EUA, e foi um dos principais inovadores no ecossistema tecnológico canadense e líder do programa que ajudava startups a se expandir para outros países.

Mariana Vianna

Co-fundadora e VP de Marketing

Formada em jornalismo, trabalhou no marketing de empresas privadas e agências de publicidade. Foi diretora de comunicação por dois anos da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiânia. Iniciou na área de tecnologia após trabalhar na Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás e em startups, auxiliando na estruturação dos negócios e posicionamento das marcas.