Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos principais sistemas causadores de chuva da costa norte brasileira, que abrange áreas desde o Amapá e Pará até o Rio Grande do Norte. A ZCIT é resultado da convergência dos famosos ‘’ventos alísios” que atuam na região tropical, somada a ondulações na circulação de ventos mais próximos à superfície, conhecidas como ‘’cavados’’ . Além disso, a temperatura da superfície do mar tem papel fundamental na área de atuação do sistema, pois de forma geral, águas mais quentes evaporam com mais facilidade, e todo esse vapor d’água sobe até o alto da atmosfera, formando as nuvens carregadas. O sistema pode ser identificado facilmente por imagens de satélite, como uma banda de nebulosidade próximo a linha do equador que pode literalmente dar a volta no globo (Figura 1).

A marcha anual da ZCIT tem um deslocamento norte-sul, podendo chegar a 14°N de latitude entre agosto e setembro, e 2°S durante os meses de março e abril (mais próxima ao Brasil), considerando a região do Atlântico Tropical. Em anos chuvosos, a ZCIT pode chegar a 5°S. A frequência de sua oscilação também varia de semanas até dias.

Um dos principais eventos de chuva extrema associados à influência da ZCIT ocorreu entre março, abril e maio de 2009, quando em três meses foram registrados mais de 1300mm de chuva em capitais como Fortaleza, São Luís e Belém. Veículos de imprensa da época reportaram mais de 900mil pessoas afetadas em estados do Norte e Nordeste, com mais de 126mil desabrigados e 43 mortes. Além da ZCIT, vale ressaltar que os primeiros meses de 2009 também foram marcados pela atuação do fenômeno La Niña, que contribui ainda mais para as chuvas frequentes na região. 

Figura 1 – Satélite GOES-16 em 13/04/2020 às 03UTC, exemplificando um evento de ZCIT próximo à costa norte do Brasil e no oceano Pacífico Equatorial.

Referências

Ferreira, Nivaldo Silveira. “Zona de convergência intertropical.” Boletim do Climanálise Especial-Comemoração dos 10 (1996).

Maciel, Ana Helena Corrêa. Variablidade da posição da zona de convergência intertropical no Atlântico Oeste e a oscilação do Madden-Julian. Diss. Universidade de São Paulo.

Cavalcanti, Iracema FA. Tempo e clima no Brasil. Oficina de textos, 2016.

Chuvas deixam mais de 180mil desabrigados ou desalojados em 190 do Norte e Nordeste. Fonte: O Globo.

Quer ter uma previsão do tempo da sua própria fazenda?

Com o modelo exclusivo de previsão hiperlocal da FieldPRO isso é possível. Converse com nossa equipe agora mesmo para saber mais informações: Whatsapp FieldPRO

Quer ter uma previsão do tempo da sua própria fazenda?

Com o modelo exclusivo de previsão hiperlocal da FieldPRO isso é possível. Converse com nossa equipe agora mesmo para saber mais informações: Whatsapp FieldPRO